As moradias diminuíram de tamanho e aproveitar melhor os espaços é fundamental. Por isso, as portas de correr são um recurso que tem sido bastante procurado.
Esqueça as tradicionais dobradiças e maçanetas. Para melhorar a utilização, facilitar a integração dos espaços e ao mesmo tempo valorizar a decoração da casa, as portas de correr têm ganhado cada vez mais espaço.
Outro ponto a favor das portas de correr diz respeito ao material do qual são feitas. Elas podem ser de madeira maciça, vidro ou de resina.
Cada tipo é indicado para uma situação diferente. As de vidro funcionam muito bem para fechar cozinhas utilizadas com frequência. As de madeira natural criam um cenário mais acolhedor e casam bem com salas e closets.
A versatilidade é outra característica importante já que as portas de correr podem ser montadas isoladamente, a passagem fica totalmente ou parcialmente livre. Assim, existe uma flexibilidade muito grande. Ainda há a questão do preço, em média 30% as de correr são mais caras que as portas tradicionais, por conta da construção do trilho no teto.
Se a porta corresse pelo chão o risco de acidentes seria grande.Pensar nisso desde a construção é o ideal.
Finalmente, para que a combinação fique realmente bonita, é sempre bom respeitar indicações de profissionais. As portas devem ter, no mínimo, 90cm de largura.