Se você quiser que a mesa fique tão bonita quanto a árvore considere as dicas de hoje para não ter que improvisar.
Basicamente uma mesa natalina deve conter uma toalha de tecido, pratos fundos, caso seja servida a sopa, pratos rasos, talheres de acordo com a refeição, copos, se possíveis específicos para cada bebida, guardanapos, e é claro uma comida saborosa.
Para você que vai receber os familiares e ainda não pensou em como vai decorar a mesa, a dica é: Imaginação, criatividade e sutileza, isso faz o diferencial. Sugerimos a utilização de laços, cestas de frutas ou toalhas cortadas para auxiliar na decoração.
A mesa deve ser elaborada de acordo com as pessoas que você irá receber. Se o número de crianças for grande, crie uma mesa mais leve, sem objetos que possam quebrar como vidro. Caso contrário abuse dos cristais e talheres requintados.
Quanto as cores, o verde, o vermelho e o dourado são usualmente recomendados por representarem o natal. Mas o que conta, independente do tamanho da mesa, é a imaginação. Velas, folhas, toalhas, talheres, almofadas, copos, guardanapos são alguns dos itens que compõem as ceias natalinas e de fim de ano.
Para o réveillon, o branco deve ser a cor predominante, tanto nas toalhas quanto nos talheres, copos e pratos. Velas e castiçais são opções diferenciadas que podem chamar a atenção. Bastante brilho e cor prata são elementos que enriquecem a ceia na passagem de ano.
As mesas podem ser arrumadas para situações formais e informais. Tudo depende de quem e de quantos estarão presentes.