admin

Ambiente colorido


Você gosta de misturar estampas e criar ambientes coloridos e cheios de bom-humor? 

Esse estilo menos óbvio, mais arriscado e surpreendente promete combinações festivas de sobra. Mas, combinações mais ousadas na decoração necessitam de alguns conselhos, por isso, aqui vão dicas para não temer na hora de misturar as estampas na sua casa. 

Seja qual forem as estampas escolhidas, é bom ter sempre uma cor que seja referência para todas as outras. Desse modo, é possível misturar estampas variadas desde que você eleja uma cor para guiar a escolha das outras. Você pode ter um tecido de fundo azul com flores cor de rosa e coordenar com outros que tenham flores de cores contrastantes, como amarelo e pink e usar a sua sensibilidade para criar as misturas. 

As combinações que ficam mais harmoniosas é flor com flor, flor com listras ou xadrez, xadrez com listras. Muitas estampas de flores e uma só de listras que tenham pelo menos duas cores que combinem com as flores escolhidas. Enfim, são muitas as opções.

Existem algumas combinações de cores que provocam um contraste muito bom na decoração. Usar muitos tons de uma mesma cor também funciona. Gamas de rosa, por exemplo, com uma pincelada de melância, que é quase vermelho. 

Para quem gosta de estampas de bicho a sugestão é que você use a estampa de bicho com tecido liso, mas você pode ir além e fazer o que parece impensável, como por exemplo, misturá-la com algum floral. 

Você pode mesclar também, estampas variadas em uma poltrona e forrar com um tecido liso o assento estampado. Num móvel com gavetas, você pode aplicar um tecido diferente em cada uma delas ou então fazer uma découpage: recortar uma flor de uma determinada estampa e aplicar sobre listras ou xadrez. 

Para coordenar; cortina, sofá e tapete utilize tons mais leves e neutros, como branco. Dois exemplos que funcionam é a cortina lisa com um tapete estampado e o sofá liso (num tom que puxe para o tapete), ou a cortina estampada ou com listras, o tapete liso e o sofá combinando com a estampa da cortina (que tenha ao menos uma cor que ressalta mais). 

Finalmente, um papel de parede com estampas geométricas (anos 60 e 70) misturado com um sofá vintage estofado com veludo liso em algum tom parecido com o do papel de parede, fica muito bom. 

Outra coisa boa para se fazer é deixar uma estampa específica como a principal atração do ambiente e deixar que as demais se harmonizem com ela. Pense em algum elemento estampado como o favorito e nos demais como coadjuvantes. 

Agora que você já tem as dicas use e abuse das cores! Mais dicas no livro: MARTINS, MLuiza, “A casa colorida: crônicas e outros escritos”, Ed. Pensata, 2010.

Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir