Feliz ano novo amores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Que esse novo ano traga muitas alegrias aos corações de vocês e que Deus encha suas vidas e suas casas do mais puro amor!!!!
Bem, sabe aquela história de que a gente aprende com os próprios erros e é bom que aprenda com os erros dos outros?? Pois então..... esse post é um reconhecimento da própria jumentice em prol de ajudar meus queridos leitores a não cometerem os mesmos erros!!!
Vocês sabem o que é "ergonomia"? É o seguinte, no portal "Ergonomia do Trabalho", encontrei a seguinte definição:
Que esse novo ano traga muitas alegrias aos corações de vocês e que Deus encha suas vidas e suas casas do mais puro amor!!!!
Bem, sabe aquela história de que a gente aprende com os próprios erros e é bom que aprenda com os erros dos outros?? Pois então..... esse post é um reconhecimento da própria jumentice em prol de ajudar meus queridos leitores a não cometerem os mesmos erros!!!
Vocês sabem o que é "ergonomia"? É o seguinte, no portal "Ergonomia do Trabalho", encontrei a seguinte definição:
"A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas."
Em resumo, ergonomia é uma ciência que visa a adaptar o ambiente às nossas necessidades, contribuindo para o nosso bem-estar. E foi essa mesma ergonomia que mandou lembrança pro escritório aqui de casa!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Veja, não é que a gente não tenha se preocupado com isso, pelo contrário, nos preocupamos e muito, mas isso é tão difícil que a gente acabou, mesmo assim, errando feio!
Como eu sou uma pessoa que precisa organizar o pensamento pra não começar falando de ergonomia e acabar discutindo acerca da flexibilidade do rabo da lagartixa, vamos por tópicos:
1. Altura das bancadas do computador.
Prestem atenção na foto abaixo:
Essa foto foi tirada assim que terminou a montagem. Notem que a bancada do lado direito é mais alta um pouco que a bancada do lado esquerdo. Ficou assim justamente pela nossa preocupação (falida!! kkkkk) com a ergonomia. Testamos alturas, sentamos e colocamos papelões, simulamos a altura dos braços pra mexer no computador e, enfim, decidimos: Tião, que tem 1,84m (coisa linda!!!) teria uma bancada de 75cm de altura no topo e eu, com meus míseros 1,56m teria uma bancada de 70cm. A gente ficou se achando o rei e a rainha da ergonomia!!!! Quase que a gente coloca a placa na porta anunciando consultoria ergonômica para jovens casais!!!! \o/\o/\o/\o/
Porém...... a verdade sempre bate à porta e te dá um soco no estômago quando você abre! Apesar de, quando estávamos em pé, a bancada parecia baixa demais, ao sentarmos, ela ficava um pouco mais alta do que nós precisávamos!!!! Resultado: ombros arqueados, dor nos braços, etc. No final das contas, a minha bancada tem a altura ideal para ele e pra mim.... bom... deixa pra lá, né?
Portanto, chuchures, pensem bem e testem mil vezes antes de bater o martelo na altura da bancada. Não existe altura padrão ideal, porque cada um tem uma altura diferente, portanto, a bancada deve se adaptar à altura de quem vai usá-la!
Ainda em relação às bancadas, recomenda-se que as bordas sejam arredondadas para não machucar o braço. Meio difícil néam?? Acho que se a bancada estiver na altura correta e você usar um apoio de pulso, daqueles fofinhos, já reduz drasticamente esse problema!
2. De costas para a janela.
Observe essa foto que acabei de tirar da tela do meu notebook:
Vamos lá, você tem 30 segundos para descobrir o que não devia estar nessa foto.....
30...................................................
20..................................................
10......................................................
0!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O que não devia estar nessa foto era o reflexo da cortina (janela) na tela do meu computador!!!!! Pois é... não devia, mas está.... e agora???
O problema aí é que nós não respeitamos uma regrinha básica da ergonomia: não sentar no computador de costas para a janela, justamente pra não ter que ficar essa competição na tela: conteúdo do computador X claridade e reflexo da janela!!!!
Então, amores, pensem bem na distribuição das estações de trabalho, porque ficar de costas para a janela é "UÓ"!!!!
3. Cadeiras.
Quem acompanhou posts anteriores já tá sabendo da "sem vergonhice" que a Tok&Stok fez com a gente, né?? Em resumo: nos venderam duas cadeiras de escritório de R$800,00 cada uma e elas vieram com vício oculto, ou seja, um "defeito" que você só descobre quando começa a usar. No nosso caso, as almofadas das cadeiras cedem completamente quando você passa 5 minutos sentado (hoje ela já cede imediatamente!) e você sente o ferro da estrutura da cadeira. Para além disso, ela não baixa o tanto quanto deveria o que nos faz ficar com os pés pendurados. Como se não bastasse, as rodinhas não têm nenhuma firmeza e a aderência ao chão é ZERO. Sabe o que acontece?? A miserável da cadeira fica andando pra trás o tempo todo!!! E a gente tem que fazer força pra se manter paradinho no lugar!
Só aí temos três venenos para a ergonomia:
- Não apoiar os pés no chão;
- Forçar a parte posterior da coxa,
- Falta de firmeza da cadeira.
Essas três coisinhas prejudicam horrores a circulação e acabam por prejudicar a coluna, já que, sem apoio, você, certamente, vai forçar a lombar e, por ter que ficar segurando a cadeira pra ela não correr, ficamos, o tempo todo, com a musculatura tensionada. Ou seja, a TOK&STOK é uma loja indigna de confiança, desonesta, uma mala sem alça!!!!! Vende produtos de baixa qualidade a preços muito altos e depois que você usa e percebe os malefícios, eles dizem que é problema seu e te ignoram para todo o sempre, amém!! Deem uma olhadinha na fun page deles no facebook: duvido que alguém compre um alfinete lá depois de olhar os comentários revoltados de inúmeros clientes!!!!
Então, chuchures, quando forem comprar uma cadeira de escritório, sigam os seguintes passos:
1. Escolha um livro que você goste, coloque debaixo do braço e siga até a loja de cadeiras.
2. Na loja, escolha o modelo de cadeira que você mais gostou
3. Sente-se nela, tire os sapatos ou sandálias e observe:
- se ela desce até você apoiar confortavelmente toda a planta do seu pé no chão
- se ao apoiar a planta do seu pé no chão você não sente forçar a parte posterior (de trás, tá??) da sua coxa.
- se sua lombar está perfeitamente apoiada no encosto
- feche os olhos e observe atentamente se todo o seu corpo está confortável na cadeira: cabeça, ombros, toda a coluna, braços, pernas. preste muita atenção e seja chato(a), muitoooooo chato(a), descarte a compra diante de qualquer mínimo incômodo. Lembre-se: qualquer mini incômodo só continuará sendo mini se você não passar mais de 5 minutos na cadeira, se você passar mais do que isso, esteja certo de que se tornará um mega master ultra plus incômodo!!!!
4. Abra seu livro e leia quantos capítulos desejar! Não se importe com o vendedor que passa pra lá e pra cá, não se importe com os clientes que vão olhar pra você se perguntando se você pensa que está em casa, não se importe com nada disso: é melhor levar a fama de folgado, desmiolado, alesado, do que levar pra casa uma cadeira ruim e ficar aleijado!
AH! E aqueles apoios de pé até ajudam, mas nunca substituem o conforto de estar completamente com os pés no chão!
4. Fios
Quem duvida que nossos fios estão todos à mostra levanta a mão!!!!!! ...........................................
Ok, ainda bem que ninguém duvidou!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pode parecer besteira ou preocupação meramente estética, mas fios à mostra são sempre um perigo, meu povo! Em alguns lugares a gente se preocupou com isso, passando os fios por dentro dos armários, mas nas bancadas, com os fios dos computadores, fica tudo "pra-quem-quiser-ver"!!!! Achei uma imagenzinha no site da Casa Abril que dá uma dica bacaninha: painel para esconder os fios, olha só:
Estão vendo que atrás do módulo da CPU tem um painel?? Pelo que entendi, ele é como uma portinha e aí você pode abrir tanto pra conectar a tomada, quanto pra fazer algum reparo. Joinha, né?
5. Computador X Notebook
Eu não sei vocês, mas eu sou fã de notebook: leve, discreto, portátil, bonitinho, não fica aquela parafernália toda no escritório, enfim, uma coisa fofa!!
Porém, ergonomicamente falando, ele é um veneninho!!! Claro que não vai matar ninguém ficar um tempinho por dia no notebook, mas se você precisa dele pra trabalhar, pense bem.
Aqui em casa, o que acabou acontecendo foi que meu digníssimo marido comprou um teclado e um monitor e fica usando o notebook de CPU, porque ele precisa passar bastante tempo.
O ideal é que, além daqueles cuidados com a altura da bancada por causa dos seus ombros e bracinhos, deve-se preocupar com a altura do monitor que deve estar da seguinte forma: o centro da tela deve estar na altura dos olhos. Agora me diga: quem consegue alinhar ergonomicamente altura da bancada com altura do monitor estando em um notebook???
Queimemos nossos miolos!!!!
Bem, amores, espero que esse post-confissão tenha ajudado vocês que estão aí planejando seus home offices (mais bonitinho do que "escritório", néam?).
Se você tem alguma experiência ergonômica para compartilhar, por favor, esteja à vontade!!!!
Um beijo bem grande pra tod@s!!!
Manoela