Para evitar acidentes elétricos, CPFL alerta população
Em 2007, o número de acidentes registrados com a população envolvendo as redes elétricas foi de 324, e em 2008, 331. O índice de 2009 indica redução passando para 288 acidentes fatais. Os altos índices de acidentes nos últimos anos levaram a CPFL Energia a alertar seus consumidores sobre os perigos que a rede elétrica pode oferecer. A maioria dos acidentes são provocados por falta de conhecimento ou desatenção de quem está utilizando a energia elétrica ou trabalhando próximo à rede de eletricidade.
A energia elétrica, desde que observadas as regras mínimas de segurança, não oferece riscos para a população. No entanto, não são raras as ocorrências de acidentes envolvendo profissionais da construção civil, antenistas e pintores que, no exercício das funções, sofrem descarga elétrica ao se aproximar da rede energizada.
Em muitos casos, não é preciso nem encostar na rede para sofrer o choque elétrico, quase sempre fatal. Trabalhadores rurais também estão no grupo de risco, principalmente os que trabalham com ceifadeiras, colheitadeiras ou pás-carregadeiras e não observam a altura da rede elétrica.
Instalação e manutenção
Com relação a instalação de antenas, a CPFL orienta que quando houver rede elétrica nas proximidades, a instalação deve ser efetuada por profissional qualificado e experiente. A recomendação é que nunca se instale a antena próxima ao para-raios, nem interligue o cabo da antena aos condutores elétricos do mesmo. Outra dica é que jamais o cabo utilizado seja arremessado para ligações de antenas sobre a rede elétrica, mesmo que este seja encapado, pois a capacidade de isolamento do cabo não é suficiente para evitar a passagem da eletricidade existente nas redes elétricas.
A CPFL orienta que as marquises de edifícios comerciais ou residenciais jamais devem servir para instalação de antenas devido a proximidade das redes elétricas e ao manusear a antena de TV. Além disso, as pessoas não devem se aproximar ou tocar na rede elétrica. O correto é instalar a antena o mais longe possível, preferencialmente do lado oposto ao da fiação.
Na manutenção predial devem ser tomadas várias medidas que são importantes. Na construção ou manutenção predial próximo a rede elétrica é de fundamental importância que se mantenha distância segura ao manobrar materiais e equipamentos. Outro dado de suma importância é verificar se as instalações não estão danificadas, com “gambiarras” e adequadas à carga elétrica. É fundamental a atenção no manuseio de equipamentos elétricos com a presença de água. Outro cuidado se refere ao manuseio de vergalhões, canos, calhas e cabos metálicos.
Na construção civil, somente profissionais habilitados devem executar serviços em instalações elétricas. Deve-se ter atenção, desligando sempre aparelhos elétricos antes de limpar ou fazer pequenos reparos e os andaimes precisam estar montados de acordo com as normas de segurança para evitar contato com as redes elétricas.