Etiqueta de Eficiência Energética incentiva a redução no consumo de energia
As edificações residenciais, comerciais e públicas são responsáveis por aproximadamente 45% do consumo de energia elétrica no Brasil, sendo que as residências respondem por 15% desse total, advindo da iluminação artificial e da climatização de ambientes.
Com o objetivo de incentivar a iluminação e a ventilação naturais, reduzindo o consumo de energia elétrica e estimular a implementação da Lei de Eficiência Energética, por construtores e incorporadores, a Eletrobrás e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) criaram a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence).

No caso de edifícios multifamiliares, cada unidade de apartamento terá etiqueta individual correspondente ao nível de eficiência energética e o prédio como um todo receberá uma etiqueta própria com o número de unidades por estágio de eficientização. Também serão avaliadas e receberão etiqueta as áreas de uso comum dos prédios.
O consumidor poderá escolher o novo lar também pela eficiência energética, onde a maior nota "A" define que o lar possui maior eficiência energética, ou seja, a conta de luz do consumidor ficará reduzida em até 40%.
Para saber quais os critérios de análise de cada produto que pode aumentar ou diminuir a nota final na Ence, o Inmetro disponibilizou uma tabela no site.
Portanto, antes de se inscrever para receber a classificação do seu empreendimento, certifique-se de que o imóvel está o mais próximo possível de “A”. Assim, se você decidir vender futuramente a negociação será factível.