admin

Árvore de Natal

Os povos antigos tinham o hábito de enfeitar árvores em datas comemorativas. Para eles, o Pinheiro era uma árvore que representava vida e esperança, talvez por ser uma árvore bastante resistente que mesmo no inverno mantinha-se bonita e vigorosa. 

As árvores de Natal foram adaptadas por diferentes culturas em cada país. Papéis coloridos, doces, frutas eram os enfeites iniciais. Tais enfeites foram substituídos por bolas coloridas, laços e flores, estrelas, anjos e muitos outros arranjos que foram incorporados ao significado da data. 

Cada pessoa tem seu estilo para decoração do pinheiro, porém, na hora de montá-lo, algumas dicas são importantes para deixá-lo mais bonito. A localização é importante ao montar um pinheiro, antes de tudo terá de caber e terá de ser apropriado para o espaço em questão. Uma sala espaçosa com teto alto vai impressionar com uma árvore de natal de dois metros, ao contrário de um apartamento que requer uma árvore de um porte menor, talvez daquelas que se possam colocar sobre uma mesa, para uma decoração natalícia igualmente elegante. 

Tendo em conta o tamanho da árvore, há que escolher cuidadosamente as suas decorações, ou seja, uma árvore grande e vistosa requer ornamentos grandes e vistosos; tal como uma árvore pequena pede uma decoração à sua medida. O equilíbrio da sua árvore é um fator chave para obter um resultado final deslumbrante. 

O primeiro passo é abrir os galhos da árvore. Quanto mais galhos, melhor para encaixar os enfeites e mais bonita fica a árvore. 

Em seguida, devem-se colocar as luzes pisca-pisca. O fio deve ser enrolado nos galhos de forma que fique imperceptível. As iluminações devem ser colocadas a partir da base do pinheiro e em sentido ascendente. Trabalhe de dentro para fora, de forma a obter uma luz uniforme tanto nos ramos interiores, como exteriores. Não poupe na iluminação – para esta ser verdadeiramente cintilante, saiba que cada 30 cm de árvore requer cerca de 50 a 100 lâmpadas miniaturas em seu torno. Experimente com luzes coloridas e brancas, misturando ou não as duas. 

A próxima etapa é colocar as bolas lisas (com apenas uma cor). Esse tipo de enfeite é mais básico e serve para dar volume e vida ao pinheiro. 

A parte mais difícil da decoração da árvore é a distribuição de ornamentos especiais (laços, pacotes de presentes, flores, pássaros, etc). 

Para conseguir o equilíbrio desejado o ideal é começar a distribuí-los de cima para baixo, aumentando a quantidade à medida que vai chegando à base do pinheiro. Não se limite a pendurar ornamentos apenas nas pontas exteriores dos ramos. Preencha o interior da árvore com decorações de forma a criar profundidade e vários pontos de interesse. Distribua os ornamentos uniformemente por todo o pinheiro, respeitando o mesmo espaço entre cada um. 

O segredo é colocar os enfeites e depois se afastar da árvore e observá-la de longe, para perceber se há algum lado muito carregado ou vazio. 

O interessante é aproveitar como base o que se tem em casa e incluir enfeites novos para dar um diferencial na decoração. Não é necessário, a cada ano, adquirir toda a decoração, um laço diferente, por exemplo, já deixa a árvore com um novo estilo. 

Independentemente do material que tem para trabalhar, seja criativo, surpreenda e deixe-se surpreender! Alguns significados dos enfeites natalinos: 

Anjos: Mensageiros de Deus, representam o anúncio do nascimento de Jesus. 

Bolas Coloridas: Representam os frutos da árvore, sinal de fertilidade, de renovação. 

Estrelas: Simbolizam a chegada de Jesus, seu nascimento. 

Sinos: Para anunciar grandes acontecimentos.

Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir