Uma casa decorada com luzes de natal sem dúvida chama a atenção de muita gente, mas o pisca-pisca pode ofuscar o natal se não for instalado com segurança.
Sabemos que o natal está chegando quando os lugares a nossa volta começam a se encher de enfeites, e é claro, luzinhas começam a deixar tudo mais bonito e ilumidado. É necessário, no entanto, tomar algumas precauções para evitar que a iluminação natalina provoque choques elétricos e curtos-circuitos.
O primeiro passo para prevenir acidentes está na escolha das luzes que devem conter certificados pelos institutos controladores de qualidade: Instituro Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
Antes de fazer as instalações, especialmente de aparelhos já utilizados em outros anos, é aconselhável prestar atenção às emendas e às condições que se encontra o plástico isolante.
Outra recomendação importante é ter certeza de que a capacidade e a resistência dos condutores sejam compatíveis com a carga elétrica da sua casa. As embalagens do produto informam a voltagem.
Para decorar o jardim, os especialistas orientam objetos decorativos como um papai Noel inflável, por exemplo, pois a umidade eleva o risco de acidentes.
No caso da decoração no interior da casa, a instalação deve ser feita longe de cortinas, sofás e itens que possam pegar fogo com facilidade.
Outros cuidados que se deve ter é utilizar fita isolante e nunca fita crepe ou fita adesiva e evitar a ligação com benjamin.
As decorações de natal não exigem um profissional para instalar, já que você mesmo pode fazê-la, faça com segurança. Afinal, não existe natal sem luz.