por Thaís Serafini designer de produto e editora de conteúdo para a web, apaixonada por leituras, pesquisa e reflexões sobre design no cenário atual e em suas direções para o futuro. Tudo isso e mais algumas divagações estão disponíveis em seu blog Cataclisma Material.
Depois de algum tempo sumida, hoje volto feliz pra esse espaço querido que é o Copy & Paste pra continuar falando de design.
O projeto que quero compartilhar dessa vez é uma mistura das mais poderosas entre moda, design, tecnologia e sustentabilidade.
A Puma apresentou bem recentemente a linha InCycle, uma iniciativa que é praticamente o ideal do que se aprende (almeja) sobre design + sustentabilidade. A marca pretende diminuir o desperdício e os resíduos da empresa e de seus consumidores e, para isso, criou calçados, acessórios e equipamentos que são biodegradáveis ou recicláveis - os primeiros acessórios deste tipo a ganhar a certificação Cradle-to-Cradle (expressão que significa o ciclo completo de vida de um produto, pensando em todas as etapas até mesmo depois do seu uso).
Os produtos que são recicláveis devem ser retornados pelos consumidores para a marca através do próprio programa de reciclagem, o Bring Me Back, que se encarrega de processar e reutilizar a matéria-prima. Os produtos biodegradáveis, por sua vez, são fabricados em um processo minucioso que exclui qualquer tipo de materiais tóxicos ou fibras que não sejam orgânicas, obedecendo a normas internacionais para que um dia voltem à terra em forma de húmus.
A coleção inclui jaquetas, camisetas, ténis, mochila, e muito respeito e amor à vida - em todos os sentidos.
Vamos torcer para que outras empresas adotem também práticas tão legais quanto essa e deixem os produtos "ecológicos" mais acessíveis e próximos de todos, né?