Como se organizar quando o assunto é trabalhar em casa?
Pode ser um assunto fácil pra muitos, tendo em vista que muitas pessoas fazem parte dessas estatísticas.
Eu posso dizer que estou entrando para esse ¨grupo¨.
Tudo veio na minha vida de uma forma com que as coisas foram acontecendo, planejei algumas coisas, mas esqueci de levar em consideração que morar longe da mãe(o suporte que só ela pode dar), morar em outro estado, e de vez em quando ser necessário mudar, acredito que não seja fácil pra ninguém, e com certeza, pra mim não foi diferente, tive que repensar os projetos, muitas vezes esperar, pois não via outro jeito, a não ser esperar o momento certo pra que as coisas acontecessem.
Os nossos dois filhos sempre tiveram e tem prioridade, pra mim não tem como sair bem cedinho e só voltar a noite, delegar a educação deles a terceiros, então, foi aí que veio essa opção de trabalhar em casa.
Comecei os projetos para esse ano, pra quem acompanha o blog sabe que o ano de 2012 foi de mudanças, literalmente, precisei de um tempo pra me organizar e agora aqui nesse apto dá para ter um cantinho só para o trabalho.
Mas... e como organizar o dia a dia trabalhando em casa?
Planejar o meu dia, incluindo as atividades dos filhos, (catequese, Aeromodelismo,...) requer disciplina e organização para que tudo saia bem e seja bem feito.
As novas leis trabalhistas para o trabalho remoto apenas refletem a tendência que já suspeitávamos faz tempo: o profissional que trabalha em casa economiza recursos da empresa, trabalha em seu próprio ritmo e não perde horas no trânsito. O grande desafio aí é justamente o “trabalha em seu próprio ritmo”.
Como fazer funcionar? Veja algumas dicas preciosas da Thais Godinho do Vida Organizada:
Pode ser um assunto fácil pra muitos, tendo em vista que muitas pessoas fazem parte dessas estatísticas.
Eu posso dizer que estou entrando para esse ¨grupo¨.
Tudo veio na minha vida de uma forma com que as coisas foram acontecendo, planejei algumas coisas, mas esqueci de levar em consideração que morar longe da mãe(o suporte que só ela pode dar), morar em outro estado, e de vez em quando ser necessário mudar, acredito que não seja fácil pra ninguém, e com certeza, pra mim não foi diferente, tive que repensar os projetos, muitas vezes esperar, pois não via outro jeito, a não ser esperar o momento certo pra que as coisas acontecessem.
Os nossos dois filhos sempre tiveram e tem prioridade, pra mim não tem como sair bem cedinho e só voltar a noite, delegar a educação deles a terceiros, então, foi aí que veio essa opção de trabalhar em casa.
Comecei os projetos para esse ano, pra quem acompanha o blog sabe que o ano de 2012 foi de mudanças, literalmente, precisei de um tempo pra me organizar e agora aqui nesse apto dá para ter um cantinho só para o trabalho.
Mas... e como organizar o dia a dia trabalhando em casa?
Planejar o meu dia, incluindo as atividades dos filhos, (catequese, Aeromodelismo,...) requer disciplina e organização para que tudo saia bem e seja bem feito.
As novas leis trabalhistas para o trabalho remoto apenas refletem a tendência que já suspeitávamos faz tempo: o profissional que trabalha em casa economiza recursos da empresa, trabalha em seu próprio ritmo e não perde horas no trânsito. O grande desafio aí é justamente o “trabalha em seu próprio ritmo”.
Como fazer funcionar? Veja algumas dicas preciosas da Thais Godinho do Vida Organizada:
1. Saiba separar
Separe o trabalho da vida pessoal. O ideal é ter um cômodo dedicado somente a isso, onde você pode fechar a porta e esquecer que trabalha em casa.2. A roupa influencia
Vista-se normalmente todas as manhãs, como se fosse sair de casa. Nunca trabalhe de pijamas. Trocar de roupa faz nosso cérebro mudar automaticamente para a seção “trabalho”, em vez de alimentarmos aquela sensação letárgica e preguiçosa ao permanecer de pijama o dia inteiro.3. Defina seus horários
Tenha um horário para começar, almoçar e terminar e atenha-se a ele.4. Mesa arrumada
Arrume sua mesa ao menos uma vez por semana, talvez às sextas-feiras, ao encerrar o expediente. Mantê-la arrumada fará com que seu trabalho renda mais porque você terá seu foco onde precisa.5. Bom sono é tudo
Durma bem. Não é porque você trabalha em casa que assistirá filmes madrugada afora diariamente.6. Priorize seu bem-estar
Invista em bons materiais, especialmente os que dizem respeito à ergonomia, como a cadeira. Você precisa trabalhar confortavelmente. Essas cadeiras são caras, mas valem o investimento.7. Resista à tentação de voltar ao trabalho
Não trabalhe se já tiver encerrado o expediente. Isso inclui ler e-mails antes de dormir, por exemplo.8. Beba água
Coloque uma moringa ou garrafa com água em sua mesa para não ter que ir até a cozinha e se distrair com outra coisa pela casa sempre que estiver com sede. Ou mesmo para se lembrar de beber água enquanto está concentrado(a) no trabalho.9. Tenha um direcionamento
Aprenda a estabelecer prioridades para executar tarefas.10. Pense no lado bom
Sempre que se sentir cansado(a) ou estressado(a), lembre-se que você poderia estar no trânsito.¨De nada adianta fazer uma mega lista de coisas a fazer, se primeiro não fizer a lista de prioridades, Não dá pra fazer tudo, por isso colocar por prioridades é essencial¨.
Ana Lígia.