O que é “Fuga” de corrente em casas ou apartamentos?
É um fluxo de corrente indesejado e inesperado de corrente elétrica que vaza causado pela baixa isolação de um condutor (fio) ou de equipamento, o qual utiliza um caminho anormal de baixa impedância.
Um exemplo fácil de encontrar é simplesmente um fio desencapado ou mal isolado em uma geladeira ou máquina de lavar roupa, se o fio estiver encostando-se à parte metálica, quem colocar a mão nesta parte, levará um CHOQUE.
Mas se o equipamento estiver aterrado, ou seja, aquele fio na cor verde ou verde e amarelo estiver ligado em uma “Haste de Aterramento”, esse Choque seria no mínimo atenuado ou completamente inexistente.
O que é “baixa impedância”?
IMPEDÂNCIA: (espécie de resistência Ôhmica, também regida pelas Leis de OHM). É a grandeza elétrica que indica a resistência que o dispositivo ou equipamento oferece à passagem da corrente elétrica. Ou a capacidade que um circuito ou um componente eletroeletrônico tem de opor dificuldade à condução da corrente elétrica.
Quais as principais causas da “Fuga de Corrente”?
A fuga de corrente pode ser comparada a um vazamento de água no cano ou torneira, nos dois casos, paga-se por uma energia desperdiçada, gerando uma conta de energia muito mais alta. Isso pode acontecer por causa de emendas mal feitas, fios desencapados encostando-se a paredes úmidas, carcaças metálicas de equipamentos tipo: Geladeiras, máquinas de lavar roupa, fogão com acendedor elétrico e lâmpada no forno, e até por consertos improvisados.
Como resolver a “Fuga de corrente”?
A- Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes.
B- Verifique se o disco do medidor continua girando ou o display digital dos medidores mais modernos continua marcando, que nesse caso demora um pouco mais essa verificação. No caso dos medidores com disco, se ele der uma volta em menos de quinze minutos, pode existir uma fuga de corrente na instalação elétrica, ou problema no medidor, pois os aparelhos elétricos e lâmpadas estão desligados.
C- Caso o disco do medidor pare de funcionar (girar), ao desligar o disjuntor geral, o defeito pode estar na instalação elétrica.
O ideal é você consultar um profissional eletricista de sua confiança.
Mas se o disco continuar girando, mesmo que lentamente, o defeito pode ser o próprio medidor, aí nessa situação, entre em contato com a Companhia de Distribuição de Energia.
Após testar a instalação elétrica e o medidor, e verificando que estão sem problemas, faça o teste com seus eletrodomésticos.
D- Ligue um de cada vez, sem acionar o comando de funcionamento, mas cuidado com os aparelhos que funcionam em Stand Bye, que são aqueles que acendem um pequeno LED (luz vermelha ou verde pequena no painel frontal) quando os ligamos na tomada.
O disco do medidor deve continuar praticamente parado. Se girar com velocidade visível, pode estar ocorrendo uma fuga de corrente. Pode ser também a tomada que está com defeito. Para verificar, teste o equipamento em outra tomada.
Há ainda a possibilidade de os dois estarem com defeito, ou seja, o equipamento e a tomada, caso desconfie, substitua os dois e refaça o teste.