O fio elétrico
Um fio é um segmento fino, cilíndrico, flexível e alongado de um certo material de acordo com sua função:
Na eletrônica são usados fios distintos para tanto transportar energia elétrica quanto informação. Eles são feitos de metal, em geral cobre, revestido de plástico ou borracha isolante. Os materiais condutores mais utilizados são; alumínio e cobre. O primeiro tem seu uso em aplicações mais especificas.
O mais utilizado é o cobre por ter a melhor relação custo benefício.
No Brasil atualmente, os fios são identificados pelos valores de suas seções retas, ou seja, a área específica de seu diâmetro.
Aplicação - Como condutores de eletricidade, protegidos em eletrodutos, destinados à distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização e campainha. Em instalações fixas, embutidas ou aparentes.
Vida útil - Um sistema bem feito dura em média 20 anos, mas 10 anos já é um bom período para se fazer uma revisão e verificar a fiação, os soquetes, os interruptores…
Um soquete com problemas rouba energia da lâmpada e um interruptor com algum fio solto ou com mau contato pode causar um curto circuito.
A Fiação - A escolha da bitola (grossura) do fio ideal para cada circuito deve levar em conta as cargas associadas a cada circuito.
As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm_ para iluminação e 2,5mm_ para tomadas de força.
Circuitos especiais, como do chuveiro ou da torneira elétrica devem ter a potencia do equipamento como parâmetro para a determinação da bitola do fio.
Atenção com os fios que não ficam embutidos nas paredes. Eles precisam estar sempre com uma segunda capa plástica protetora, além da isolação. É recomendável instalá-los dentro de canaletas aparentes.
No caso dos aparelhos de ar condicionado, a bitola recomendada para o fio é de no mínimo 6 mm (também para o fio terra).
O chuveiro elétrico também requer tratamento especial, tanto na fiação quanto nos disjuntores no quadro de força. É necessário um disjuntor bipolar (ou dois unipolares).
Do quadro de força sairão dois fios (bitola 6 mm), direto para o chuveiro, além do fio terra (também de 6 mm).
Dúvidas e respostas
Quais são as cores padrão utilizadas ?
Foram especificadas as cores de isolação dos condutores somente para duas situações:
- Fio condutor Neutro – Azul-Claro ;
- Fio condutor de Proteção (Terra) – Verde ou Verde Amarelo*
Para os outros cabos/fios (fases) não é prevista a utilização obrigatória de uma cor específica.
Tipos de cabos elétricos de potência em baixa tensão
Condutor Isolado: condutor dotado apenas de isolação.
Cabo Unipolar: cabo constituído por um único condutor isolado e provido de cobertura sobre a isolação.
Cabo Multipolar: cabo constituído por vários condutores isolados e provido de cobertura sobre o conjunto dos condutores isolados.
O que é corrente de fuga?
É a corrente que, por imperfeição dos terminais, conexões ou até mesmo da isolação, flui para a terra ou para elementos condutores estranhos à instalação.
São responsáveis por grandes desperdícios de energia elétrica podendo ser comparados aos vazamentos das instalações hidráulicas.
O que é a capacidade de corrente de um cabo?
É a maior corrente, em regime permanente, que um condutor suporta sem que a temperatura do mesmo ultrapasse a temperatura máxima suportada pela isolação (temperatura de trabalho).
Depende do material do condutor, do material da isolação, da construção do cabo, da temperatura ambiente e da forma como está instalado.
A NBR 5410 apresenta tabelas de capacidade de corrente para vários métodos de instalação de baixa tensão.