As caixas de passagem servem prioritariamente, ao encontro dos fios com outros fios, ou com interruptores e tomadas. São utilizadas para organizar a distribuição dos fios ou cabos quando esses têm a necessidade de mudar de direção.
Permitem instalar a fiação e subdividi-la em partes menores, facilitando a instalação e o reparo destes fios quando necessário.
Existe no mercado uma grande variedade de caixas, por isso é sempre bom ter em mente qual é a que melhor se aplica a sua necessidade antes de comprar.
Em se tratando de material elétrico, não vá no mais barato, isto pode sair muito caro, procure nas embalagens as referencias do Inmetro, por exemplo.
Aplicação
* Caixa com espelho: na parte da rede de energia elétrica onde sirva apenas como passagem de condutores, sem emenda; deve ser embutida na parede.
* Caixa com tampa parafusada e caixa com porta: nos pontos de emenda e derivação dos condutores e na divisão das tubulações em trechos não maiores que os recomendados; deve ser embutida na parede.
Execução
* Instalar de modo a facilitar os serviços de manutenção do sistema e de forma a garantir a perfeita continuidade elétrica.
* Quando não indicado no projeto, instalar a 30cm do piso acabado.
* Instalar todas as caixas de modo a manter a horizontalidade, o perfeito alinhamento e o nivelamento com a parede e entre si.
* Remover os olhais das caixas apenas nos pontos de conexão entre estes e os eletrodutos.
* Quando embutidas em elementos de concreto, fixar rigidamente, a fim de evitar deslocamentos.
* Após sua instalação, durante o andamento da obra, proteger contra a entrada de cimento, massa, poeira, etc.
* Executar as furações das caixas, para fixação de eletroduto, com ferramentas apropriadas (serra-copo), não sendo permitidos rasgos na caixa em nenhuma hipótese.