O tijolo é o mais simbólico e tradicional elemento da arquitetura no Brasil, e também uma opção adequada em termos de clima e custo para a maior parte do território brasileiro.
Seja ele tijolo vazado (furado) ou maciço, possui boas propriedades térmicas e acústicas. E geralmente é adequado para ser utilizado em qualquer região do Brasil, tanto regiões quentes como frias.
Dependendo do tipo de tijolo, da forma como é assentado e do seu acabamento, pode atribuir diferentes aparências e estilos às casas, dando-lhes aspectos e características clássicas, arrojadas ou rústicas.
Existem atualmente inúmeros tipos de tijolos, e a cada dia surgem novas opções. Aqui estão enumerados e descritos alguns dos principais tipos de tijolos.
Tijolos Maciços: São tijolos de barro cozido, muito utilizados antes do surgimento dos tijolos vazados de cerâmica. São resistentes, e se enquadram na categoria de alvenaria estrutural, ou seja, eram muito usados para construção de casas, de andar térreo ou mais de um andar, cujo peso das lajes era suportado pelas paredes, sem as vigas e pilares de concreto armado. Neste caso, utilizava-se sintas de concreto e vergas para conferir rigidez às paredes, mas o sistema estrutural era diferente.
Dependendo da qualidade do tijolo maciço e do capricho e técnica utilizada em seu assentamento, as paredes podem ter seu acabamento ao natural, sem revestimento.
Tijolos Laminados Maciços de Cerâmica: Este tipo de tijolo maciço, é semelhante ao tijolo de barro cozido, porém apresentam um melhor acabamento para ser empregado em paredes com tijolo aparente. São altamente decorativos, quando se pensa em fazer uma alusão à construções rústicas, porém dentro da modernidade e praticidade. Geralmente tem o preço mais elevado.
Tijolos Vazados de Cerâmica: São tijolos laminados de cerâmica, em modelos vazados ou perfurados, adequados para a vedação de paredes internas ou externas, revestidas por emboço.
Blocos de cimento: Os blocos de cimento são utilizados para a construção de muros e qualquer tipo de parede. São fabricados em diversos tamanhos e modelos, alguns com acabamento especial para paredes que não recebem acabamento. Geralmente são mais caros e mais pesados que os outros tipos de tijolo, mas também têm seu lado econômico, já que o assentamento de um bloco de cimento equivale ao assentamento de vários tijolos de barro.