admin

Conhaça Os Dois Principais Tipos de Laje e Suas Características

A laje é um elemento estrutural e parte da construção que fica em contato com a alvenaria, na altura do respaldo, e que forma o forro da casa. Em casa de dois pavimentos, geralmente existe uma viga entre a laje e a parede em alvenaria. Enquanto a laje está sendo feita ou o concreto ainda está em processo de cura, existem as formas de apoio das lajes, sustentada por estacas de madeira ou de ferro, geralmente alugadas.


Principais tipos de laje
Existem dois tipos básicos de lajes usados em construções de casas comuns, e são os seguintes.

-Laje maciça
A laje maciça é altamente resistente, oferecendo excelente isolamento acústico e térmico. É totalmente moldada na obra, sobre forma de madeira, feita de chapas de compensado tipo madeirite, adequado para obra e formas de concreto armado. Estas chapas são apoiadas em tábuas de madeira, que são sustentadas por postes de apoio.
A armação da laje, constituída por vergalhões (ferragem de construção) é distribuída e armada sobre a forma plana, para que depois, seja despejado o concreto, que é uma mistura altamente resistente de cimento, areia e brita. O concreto se seca, tendo o aço ou vergalhões distribuídos corretamente em seu interior.
Laje pré-moldadas
As lajes pré-moldadas foram uma das melhores novidades que surgiram nas ultimas décadas do século 20 em relação a construções civis. Facilitaram muito os métodos construtivos, tornando a execução de lajes mais rápidas e mais baratas em relação à economia de concreto.
A laje pré-moldada é formada por dois elementos básicos que devem ser encaixados e montados na própria obra. Utilizam-se vigas pequenas, também chamadas de vigotas em formato de T invertido ou de cabeça para baixo, pré-moldadas em concreto armado.
O segundo elemento básico são lajotas de cerâmica, que já são compradas prontas, (podendo ser também de cimento), padronizadas para serem encaixadas entre duas vigotas T, ficando apoiadas nas mesmas.
A montagem da laje é feita posicionando as vigas em paralelo, em distância regular e igual entre elas, vigas estas apoiadas nas paredes dos vãos, cobrando assim toda extensão do vão a ser fechado. O espaço que fica entre uma viga e outra é preenchido pelas lajotas, colocadas em sequência, uma atrás da outra, e apoiadas em forma de encaixe nas vigas.
Depois da montagem, geralmente são colocados alguns vergalhoes finos, de transversal às vigotas, e depois é jogada uma camada de concreto com alguns poucos centímetros de altura. Este concreto se cola à vigotas e lajes, e também aos vergalhões estendidos, formando uma estrutura única e rígida.

O que é melhor, laje maciça ou laje pré-moldada?
Esta é uma pergunta que não pode ser respondida de forma simples. Para cada tipo de situação, pode existir uma resposta diferente. E a opção entre um ou outro tipo de laje vai ficar sob o julgamento do engenheiro ou arquiteto que vai assessorar a obra ou desenvolver o projeto sob o ponto de vista estrutural.
Para tal, é levada em conta diversos aspectos, como resistência necessária, viabilidade econômica e disponibilidade local para uso de um outro sistema.
Como já foi dito acima, a laje pré-moldada de um modo geral tem um custo bem menor do que a laje maciça, sendo também de execução mais fácil e rápida. Todos estes detalhes são considerados, pois vão influir no orçamento total da construção assim como no prazo para o término da obra.

Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir