admin

A Preparação De Um Terreno

O Ponto de Partida da Construção
Para iniciar a construção, o terreno deve estar adequado, tanto para instalação de um canteiro de obras como também para se iniciar a execução do projeto da casa, estipulado pelo engenheiro ou arquiteto.
Para tal, ele deverá ser limpo, capinado, ter um muro ou cerca construída ao redor e o local de construção da casa deve ser indicado no terreno com absoluta precisão. Estas são medidas iniciais para que a obra possa começar e caminhar com sucesso.
A preparação do terreno, não diz somente a adequá-lo ao projeto como fazer terraplanagem em alguns níveis, ou até desmontes de terra em algum local onde isto tenha sido especificado. A preparação envolve também a organização dos espaços, de modo que as operações de construção e armazenamento de material  sejam feitas do modo mais funcional e prático possível, para que a obra possa ser executada de forma rápida e objetiva, tendo cada parte do canteiro de obras funcionando à contento.
Este é um momento em que planejamento, bom senso e experiência fazem a diferença. É preciso observar o terreno e estudar as melhores possibilidades para implantação do canteiro de obras.
Esta etapa inicial pode ser dividida em alguns subitens, para que a importância individual de cada um seja realçada e melhor explicada, como a seguir.

Nivelamento do Terreno
Nem todo terreno é perfeitamente retangular ou perfeitamente plano. A maioria dos terrenos tem seu relevo acidentado: mais altos em algumas partes e mais baixos em outras. Por isso  será preciso fazer um nivelamento do terreno para atingir as condições e planos adequados para executar o projeto de construção.
Em muitos casos, terrenos em aclive (que sobem em relação ao nível da rua) e terrenos em declive (que descem em relação ao nível da rua) podem ser aterrados ou cortados para que a construção seja feita.
Na etapa de elaboração do projeto, um topógrafo deve ser contratado pelo construtor para deixar estacas ou marcos no local, indicando os níveis do terreno em pontos importantes, e depois fornecer uma planta do terreno contendo estas informações.
Com base nessas informações, serão feitos os aterros ou terraplenagem do terreno, que pode ser feita manualmente ou com máquinas. Quando se trata de grandes cortes ou grandes áreas a serem niveladas, pode ser mais prático contratar uma firma de terraplenagem, que fará o trabalho muito rapidamente.

O terreno deve ser murado
Após a limpeza e preparação, deve-se murar ou construir um tapume provisório em volta do terreno a fim de proteger os passantes ou pessoas curiosas de se aproximarem indevidamente da obra, onde pode haver máquinas e equipamentos funcionando. E também para dar maior segurança contra furtos de materiais e equipamentos guardados ou estocados no local.

Limpeza do terreno
Depois de finalizados os processos acima, uma limpeza deverá ser feita retirando todo e qualquer entulho ou resto de mato que ainda exista no terreno. Uma vez limpo, se pode receber as primeiras cargas de materiais de construção que serão usados na obra.

Ligação de água e energia elétrica
Outro ponto importantíssimo, durante esta etapa de preparos iniciais, é a ligação de água e energia. A ligação de água é feita através do chamado "cavalete de água", composto de tubulações montadas de acordo com as normas da concessionária de sua cidade.
A ligação de energia é importante principalmente para prover energia para máquinas da obra, como betoneiras, vibradores de concreto, serras de carpintaria, serras de ferragem e demais equipamentos. Ela é importante também para instalar lâmpadas elétricas, caso se necessite trabalhar no início da noite.
Em caso de construções em locais onde não existe água encanada, a solução é abrir um poço no terreno. E onde não existir energia elétrica, deve-se alugar um gerador de eletricidade. Quanto à eletricidade, existe a opção de usar equipamentos manuais, o que torna o serviço mais demorado e aumenta o custo com tempo de mão de obra.

Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir