A sala de jantar é um ambiente muito importante em um projeto de interiores. Afinal, quem não gosta de sentar com a família em volta da mesa ou receber os amigos para um jantar?
Mas aí surge a dúvida: como organizar e deixar esse ambiente lindo e funcional?
Na maioria das vezes a sala de jantar está conectada visualmente a sala de estar (às vezes a cozinha também) e aí tem que combinar sofá, cortinas, mesas e aparadores... e tem a iluminação também... 'será que esse pendente vai ficar bom com o resto?' Ihhh... complicou!?!
O segredo de tudo: planejamento.
QUAIS SÃO SUAS NECESSIDADES E DE QUANTO ESPAÇO VOCÊ DISPÕE
Em primeiro lugar, é muito importante avaliar o uso que esta sala vai ter. Faça (e anote as respostas!) as seguintes perguntas:
- Qual a quantidade de pessoas que o espaço deve atender?
- Qual a dimensão (largura x comprimento) que meu espaço tem?
ELEMENTO CENTRAL: A ESCOLHA DA MESA
Para dimensionar e escolher sua mesa é importante você atentar para a proporção que ela vai ter em relação ao seu espaço. Mantenha um bom espaço de circulação ao redor dela de no mínimo 90cm e 120cm é a medida ideal.
É só a partir dessa medida que você vai escolher o formato e tamanho de sua mesa de jantar.
Mesas retangulares acomodam mais pessoas, além disso se adaptam melhor em ambientes mais estreitos. Já mesas redondas ou quadradas necessitam de um espaço muito grande para acomodar mais que 8 pessoas, o que não é recomendado já que acabam se tornando desconfortáveis.
Use a tabela abaixo para se orientar a escolher sua mesa, conforme o espaço de que você dispõe.
A ESCOLHA DAS CADEIRAS
A primeira coisa a verificar é que sejam ergonomicas, ou seja, que otimizem o bem-estar e sejam compatíveis com a função de comer que será exercida na mesa. O ideal é provar e verificar se você gosta, se ela serve para longo tempo de permanencia que as refeições podem exigir (um luxo nos dias de hoje!).
O tamanho é fundamental! Você deve seguir uma regra de proporção, ou seja, se já não tem muito espaço de circulação e se sua mesa não é enorme para quê cadeiras tão grandes? Nesse caso você pode, por exempo, optar por cadeiras transparentes ou peças bem leves que darão sensação de amplitude no espaço.
Peças leves ou transparentes ampliam o espaço |
Lembre-se de usar modelos com braços apenas para as extremidades. Assim você conseguirá espaços mais confortáveis entre cada pessoa. Além disso, os modelos com braços ficam muito elegantes nas extremidades e podem compor com modelos iguais, sem braços, no restante da mesa. As cadeiras podem ainda ser do mesmo conjunto que a mesa, ser diferentes uma das outras ou complementares... vai depender muito do seu estilo!
Deixe as cadeiras com braços nas extremidades da mesa |
Dá para misturar cadeiras e mesa de diferentes estilos |
Exemplo de como usar cadeiras complementares. Aqui foi feito um link entre os tecidos usando-se o mesmo modelo. |
Cadeiras contrastanto com a mesa branca |
Outra estratégia: usar a mesma cor e variar o modelo na extremidade |
E aqui a festa das cadeiras! É super tendência e você não precisa usar tudo igual! |
A escolha do tecido ou acabamentos deve seguir a regra dos links que já explicamos aqui. (Lembra? Se não sabe do que estamos falando clica aqui!)
Por enquanto é isso! Se não o post vai ficar enoorme e cansativo!
Volto aqui com a parte 2 com os detalhes e iluminação de salas de jantar!!
Espero que tenha super ajudado!
Beijos e inspirações!
Imagens: Casa Abril, Minha casa minha cara, Blog Orange Design, Mundo das Dicas, Casa Claudia, Decora Mimosa.