admin

MUROS: Fechamento de divisas em bloco de concreto, Fechamento de divisas em tijolo maciço ou baiano

Os fechamentos para divisas podem ser executados em alvenaria de bloco de  concreto (14 x 19 x 39), tijolo maciço ou tijolo furado. Tudo vai depender de um estudo econômico e também técnico para a escolha do melhor elemento

Para o bloco de concreto podemos executar de duas maneiras: à vista (Figura 4.40) ou
revestido (Figura 4.41). Se a escolha for à vista, devemos utilizar os próprios furos dos blocos para preencher com "grout", formando assim os pilaretes (Figura 4.40), tomando sempre o cuidado de deixar as juntas com o mesmo espaçamento, para podermos frisá-las.

Se a escolha for para o revestimento, poderemos também utilizar os furos do bloco como pilarete ou colocar formas e executar um pilarete, neste caso armado.

Para o tijolo furado e o maciço, devemos quase sempre revesti-los, portanto a cada 2,5 a 3,0m executa-se um pilarete de 10 x 25, com o auxílio de formas de madeira (Figura 4.42).

Obs. Qualquer que seja o elemento escolhido para a execução do muro a cada, no máximo, de 10,00 a 15,00m, devemos deixar uma junta de dilatação de 1,0cm. Esta junta deve ser executada para  evitar que no muro apareça trincas devido ser o mesmo esbelto, estar parcialmente engastado no alicerce, e sofrer movimentação devido a variação térmica, ventos etc.

1 -Fechamento de divisas em bloco de concreto

a - À vista:

Figura 4.40 - Detalhe dos pilaretes executados nos blocos

b - Revestido:



Figura 4.41 - Detalhe da elevação de muro de bloco aparente , revestido e viga baldrame

 2 - Fechamento de divisas em tijolo maciço ou baiano

Figura 4.42 - Detalhe de execução de um muro de tijolo maciço


Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir