As esquadrias, ou seja, portas, janelas, portões, marcos, caixilhos, venezianas, persianas, gradis, e outros, podem durar até 20 anos. No entanto este tempo pode variar dependendo do material que a esquadria é feita e de sua conservação e manutenção.
As de aço são indicadas para locais que exigem resistência a impactos, porém devem ser evitadas em áreas litorâneas. Elas podem durar de 15 a 20 anos dependendo dos cuidados. Para isso, a limpeza deve ser feita com pano úmido e a cada dois anos deve ser usado um esmalte sintético e os rodízios lubrificados a cada seis meses.
Já as esquadrias de alumínio são ideais para as áreas litorâneas, já que são resistentes à oxidação. Podem durar cerca de 20 anos se houver lubrificação das roldanas a cada seis meses e limpas com sabão neutro.
As de madeira são ótimas para manter o calor na casa, por isso são indicadas para ambientes que exigem isolamento térmico. Se bem conservadas com a aplicação de óleo impregnante ou verniz uma vez por ano, podem durar até 20 anos também e possuem a vantagem do preço baixo.
Por fim as esquadrias de PVC, da mesma forma que as de madeira, proporcionam maior proteção térmica e também acústica. Se você preza a durabilidade esta é a ideal, podem ser usadas em qualquer lugar e duram até 50 anos, entretanto chegam a custar o triplo das de alumínio e aço. Para a manutenção, a limpeza deve ser feita com sabão de côco, água e pano macio, evitando a utilização de produtos abrasivos.
Para não errar procure um especialista e pesquise os fabricantes que seguem padrões de qualidade antes de adquirir algum produto, se houver deterioração, recomenda-se trocar a esquadria. Até o final de 2011 a comissão de estudos de esquadrias da ABNT deve publicar um novo texto sobre desempenho acústico e térmico para que os fabricantes já comecem a cumprir as exigências em 2012.