admin

Imóvel na planta – os desafios da arquitetura

Atraso na entrega do empreendimento prejudica tanto a construtora quanto o dono do imóvel, as empresas podem recorrer ao laudo técnico

Encontrar um desenho que atenda as necessidades da família e se enquadre nas condições do mercado é um desafio. Diante de um cenário de escassez de mão de obra e de equipamentos, as construtoras aproveitam o boom imobiliário, mas não estão dando conta de entregar os empreendimentos no prazo prometido em contrato. Algumas empresas de construção civil estudam a possibilidade de estender o prazo para a entrega do imóvel adquirido na planta, e para isso, costumam colocar nos contratos uma “cláusula de tolerância”, especificando que elas podem demorar 180 dias além do previsto para entregar uma obra, sem sofrer qualquer sanção.


Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), sobre o aumento das queixas relativas a compra do imóvel na planta, mostra que as reclamações relacionadas ao atraso na entrega de imóveis estão no topo do ranking.

Para evitar problemas, antes de um novo projeto imobiliário sair do papel e começar a ser erguido, algumas construtoras podem encomendar o chamado laudo de vistoria de vizinhança. O documento traz a avaliação do estado construtivo dos imóveis situados num raio de 20 metros da obra a ser realizada. Apesar de não ser obrigatório, o documento acaba sendo uma segurança tanto para a construtora quanto para os moradores, caso surja algum problema nos imóveis devido ao impacto da construção.

O exame inclui a análise de itens como o tipo de construção (casa ou apartamento), uso (residencial ou comercial), padrão (econômico, alto ou médio), descrição da obra (se é de alvenaria, concreto ou metálica) e estado construtivo (se possui trincas, fissuras ou outros problemas).

Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir