Comprar um móvel usado nem sempre é sinônimo de gastar menos. Muita gente procura os móveis usados porque quer uma peça antiga e rara que hoje é difícil de encontrar. Seja pelo preço mais atraente ou porque se pretende uma decoração mais rústica, você deve ficar atento para não fazer um “mau negócio da China”.
Utilizar algumas capacidades de negociação pode ajudá-lo nesta tarefa e no caso de móveis usados, o preço é completamente negociável. Em primeiro lugar, veja se o móvel é de qualidade, se está em bom estado e se o preço vale mais a pena do que um móvel novo.
Se você pretende comprar um móvel em madeira para decorar, observe se o móvel não está com cupim. Pode-se notar se há presença do pó típico dos insetos ou se há pequenos furos na madeira, indicando a presença dos animais.
Em geral, quem reforma utiliza parafusos para prender as partes de armários, cômodas e outros móveis em madeira, sendo que os pregos são usados apenas para pregar os fundos. Se você notar a presença de pregos em outros lugares, como na base, nas laterais, no tampo e na frente, cuidado, é sinal de que o móvel já foi desmontado muitas vezes.
Os produtos atuais aguentam cerca de quatro montagens e desmontagens. Móveis que já foram desmontadas muitas vezes podem apresentar peças desencontradas. As prateleiras, não se apoiam como deveriam e caem com frequência quando se coloca peso sobre elas. É preciso atenção também em relação aos rodapés dos móveis, pois eles fazem a sustentação do móvel.
Outro conselho para escolher móveis de madeira é analisar as gavetas, verificando se correm bem e dando preferência às que usam corrediça, em vez de encaixe de plástico. Abra as portas para testar dobradiças e equilíbrio do móvel.
Lembre-se que pequenas coisas que parecem impedir o uso de móveis usados, podem ser resolvidas com um pouco de criatividade e ousadia.