admin

Os passos para uma construção sem problemas

Você já comprou seu terreno, todos os documentos estão corretos e o dinheiro para investir também já está garantido! Mas por onde começar? Para dar início a construção de uma casa, o projeto arquitetônico é o ponto de partida fundamental, e para isso, é preciso contar com o trabalho de profissionais capacitados, sejam eles arquitetos ou engenheiros.  Vale lembrar que este investimento é mais do que necessário, porque o conhecimento específico na área possibilitará que o seu imóvel não apresente problemas de construção no final. Mas você pode estar se perguntando: quanto isto vai me custar? O preço do projeto representa, aproximadamente, 5% do custo total da obra.

Quando se fala no projeto de uma casa ou de um prédio, há que se pensar em um conjunto de projetos que incluem o Projeto Arquitetônico, o Projeto Estrutural, o Projeto Elétrico, o Projeto Hidrosanitário, o Projeto de Telefonia, de Ar condicionado, e outros que devam complementar de acordo com o que se deseja construir. Nos casos comuns de residências, pequenas construções residenciais e comerciais os cinco primeiros projetos citados já são suficientes.
O primeiro de todos, que vai servir de base para a realização dos demais, é o Projeto Arquitetônico. Ele é a materialização de uma idéia, aliada a aspectos técnicos tais como funcionalidade, conforto, estética, salubridade e segurança, além de outros aspectos legais. Em simples palavras: é colocar no papel aquilo que você quer ver pronto! Nele estão representados os cômodos com suas divisões, dimensões e áreas, as peças sanitárias dos banheiros e áreas de serviço, a disposição do mobiliário, tudo isso em planta (horizontal) e em cortes (vertical). Este projeto também vai mostrar a locação do terreno, o detalhamento do telhado e as fachadas.

Antes de tudo, é preciso pensar numa ação de extrema importância: solicitar permissão dos órgãos públicos para dar início à obra. Sem isso, nada feito! O Projeto Arquitetônico deve ser aprovado no órgão competente da Prefeitura Municipal, e pode ter ou não ter o custo desta aprovação incluído nos serviços do arquiteto - isso é uma questão de combinar e acertar os termos do contrato.
Entre os projetos que complementam o Projeto Arquitetônico encontram-se: o Projeto Estrutural, que dimensiona as estruturas de concreto que vão sustentar a edificação, o Projeto elétrico, que é responsável pela instalação de fios, disjuntores e eletrodutos, e por último, o projeto hidrosanitário que define tubulações de águas, esgotos sanitários e pluviais.
Mas atenção! Fisicamente, o canteiro de obras deve estar preparado para receber os projetos, com infra-estrutura básica e pessoal devidamente registrado e qualificado para executar todos os serviços. A não observância de algum desses itens poderá acarretar graves conseqüências.

Moldes de feltro

Ver e Fazer

Moldes de feltro para imprimir