São sistemas em que se utiliza mão-de-obra manual, ou seja, não necessitando do emprego de equipamentos para o içamento das peças. São encontradas de tres maneiras:
a) Madeira : o escoramento das vigas são executadas em madeira por sistema chamados de garfos ou H de viga, e as lajes formadas por escoras, longarinas e transversinas de madeira (Figura 11.18).
b) Misto :É um sistema que utiliza escoramento metálico com finalidade de suporte de carga sendo a fôrma revestida com chapas de compesado e podem ser dimensionadas para uma pressão que pode chegar até 60k/m². O peso próprio dessas formas variam de 0,4 a 0,6kN/m², sendo sua aplicação feita manualmente, e somente se necessário, às vezes utiliza-se roldanas e corda para a subida vertical do equipamento (Figura 11.19).
Figura 11.18 - Escoramento de madeira tipo "H"
Figura 11.19 - Escoramento metálico
c) Industrializado metálico: São aqueles sistemas em que praticamente se utilizam elemento metálicos para fôrma e escoramento. compostos por painéis leves constituídos, geralment por uma estrutura de alumínio e compensado, forrando o painel. As fôrmas metálic chegam a Ter um peso próprio de aproximadamente 0,13kN/m2, consistindo com bastante leves.