Banco garante aluguel através de cartão de crédito caso inquilino deixe de pagar a imobiliária
A maior dificuldade para os candidatos a inquilinos é sempre a mesma: encontrar fiador. Os moradores de aluguel podem comemorar por que a Caixa Econômica Federal lança cartão de crédito, que estará disponível em todo o país a partir de fevereiro de 2011, oferecido nas bandeiras Mastercard e Visa, o qual irá garantir o aluguel à imobiliária caso o inquilino não pague.
O Cartão Aluguel Caixa serve como uma espécie de fiador, pois com ele, as imobiliárias credenciadas pelo banco garantem o processo de locação e assinatura do contrato de aluguel pelo futuro inquilino. Ao banco cabe garantir à imobiliária o recebimento de até 12 parcelas de aluguéis caso essas não sejam pagas pelo inquilino.
Inicialmente será comercializado em São Paulo, nas imobiliárias credenciadas e na rede de agências do banco em todo o país, por clientes de cartão de crédito e somente pessoas físicas, locatárias de imóveis residenciais, para o pagamento de aluguel, sem a necessidade de fiador ou garantia adicional. O cliente terá o limite-aluguel, que será utilizado exclusivamente para pagamento da locação do imóvel e o limite rotativo, destinado ao pagamento de compras em estabelecimentos comerciais, como um cartão de crédito convencional.
Como proceder para utilizar o serviço?
Ainda nesta semana, a instituição inicia o cadastramento das imobiliárias. Para os interessados, o primeiro passo é procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e solicitar o cartão exclusivo para o acerto do aluguel. Por enquanto, só os moradores da cidade de São Paulo poderão procurar pelo Cartão Aluguel e só a partir de fevereiro as agências de todo país disponibilizarão aos clientes.
Para as imobiliárias, não há preocupação, já que a Caixa vai analisar a ficha cadastral dos interessados no Cartão Aluguel para conceder garantia de locação. Uma vez aprovado o crédito, os inquilinos irão pagar mensalmente o aluguel por meio de fatura enviada à residência. Não podemos esquecer que o locatário será o responsável pelo pagamento da taxa de anuidade do cartão, cobrança que é conhecida por todos que utilizam cartões de crédito comuns.
Após adquirir o Cartão Aluguel, o futuro inquilino deve procurar uma imobiliária para escolher o imóvel que desejar. Escolhido o imóvel é só passar o cartão exclusivo da Caixa Econômica Federal para fazer a operação e garantir o fechamento do negócio, sem fiador ou avalista.
Segundo uma pesquisa realizada pelo órgão Secovi, o descumprimento de um contrato em locações ainda é muito alto e atualmente apresenta cerca de 9% a 10% de inadimplência. Com este novo cartão, a negociação é facilitada tanto para o inquilino quanto para o proprietário ou administrador do imóvel. São garantias asseguradas pela Caixa Econômica que tornam as transações mais viáveis.